Foi inaugurado$5 minimum deposit online casino16 de Agosto de 1910, e, actualmente, nele permanecem guardados os quadros do Caminho das �ndias, que contam os acontecimentos de viagem, entre os s�culos XVII e XIX, nos territ�rios portugueses e holandeses.
Londres$5 minimum deposit online casino1924, com o apoio de v�rios investidores, tendo sido financiado de modo que o Museu Brit�nico do Caminho das �ndias estava autorizado a usar as suas pr�prias divis�es no ano de 1936.
Flamengo se movimenta por pacot�o de refor�os para 2024; dois nomes est�o encaminhados
O Rubro-Negro pretende refor�ar diferentes setores, principalmente a defesa
Depois dos diversos fracassos$5 minimum deposit online casino2023, o Flamengo j� se planeja para refor�ar seu elenco para tentar dar a volta por cima$5 minimum deposit online casino2024. O Rubro-Negro definiu as posi��es carentes de op��es e, inclusive, j� tem nomes na mira para integrar o plantel comandado por Tite. De la Cruz, meia do River Plate, e L�o Ortiz, zagueiro do Red Bull Bragantino, possuem negocia��es encaminhadas com o clube carioca.
Al�m dos dois nomes, o Flamengo pretende refor�ar as duas laterais, contratar um outro meio campo e tamb�m um segundo volante "box to box". Nesse sentido, o lateral-esquerdo Matias Vi�a, que pertence a Roma, da It�lia, e o meia Gustavo Scarpa, do Nottingham Forest, da Inglaterra, entraram no radar do Rubro-Negro nos �ltimos dias.
As duas negocia��es, no entanto, s�o consideradas complexas. Os dois jogadores est�o emprestados por seus times, que fizeram alto investimento para tir�-los do Palmeiras, ex-clube de ambos. Apesar disso, a diretoria do Flamengo mant�m contato quase di�rio com os representantes e tenta viabilizar o neg�cio para rechear seu elenco.
Sem brilho no futebol ingl�s, Scarpa foi emprestado ao Olympiacos, da Gr�cia, mas tamb�m n�o conseguiu seu espa�o. Com isso, o jogador passou a cogitar um retorno ao futebol brasileiro, onde teve destaque nos �ltimos anos. O Flamengo j� sabe que o Nottingham Forest aceita abrir a negocia��o na casa dos 6 milh�es de euros, mas enfrenta a concorr�ncia do Atl�tico-MG.
J� no caso de Vi�a, o Flamengo depende de uma libera��o do Sass$5 minimum deposit online casinoo, time que o lateral est� emprestado, para a� sim negociar um valor de compra com a Roma, clube detentor dos direitos do jogador. O Rubro-Negro possui conversas com o entorno do jogador e conta com a ajuda do mesmo para conseguir o aval da atual equipe. A negocia��o n�o � considerada f�cil, mas o uruguaio � sonho de consumo para a vaga de Filipe Lu�s.
CONTRATA��ES ENCAMINHADAS
Se as negocia��es por Scarpa e Vi�a ainda possuem n�s a serem desatados, as chegadas de L�o Ortiz e De la Cruz est�o bem pr�ximas de serem concretizadas. No caso do zagueiro, � quest�o de tempo para Flamengo e Red Bull Bragantino chegarem a um valor$5 minimum deposit online casinocomum para fechar a venda. Um dirigente da equipe de Bragan�a$5 minimum deposit online casinocontato com o ge, afirmou que "s� falta ajustar, n�o est� longe".
De la Cruz, ao mesmo tempo, j� entrou$5 minimum deposit online casinoacordo com o Flamengo, que pagar� a multa de 16 milh�es de d�lares (cerca de R$ 79 milh�es na cota��o atual) para ter o meia por cinco anos. O uruguaio � aguardado na reapresenta��o do elenco, no dia 8 de janeiro, no Ninho do Urubu. O Rubro-Negro estreia no Carioca no dia 17 e segue viagem para Orlando, onde completar� a pr�-temporada.
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???????? O duelo � v�lido pela 18� rodada do Campeonato Brasileiro. O primeiro advers�rio do Time do Povo ser� o Floresta, de Pomerode, �s 13h30 e 15h, respectivamente, no Centro de Forma��o e Treinamento do Cambirela,$5 minimum deposit online casinoPalho�a. Em outubro de 2008, ele conseguiu um contrato de um ano com o Cleveland Cavaliers$5 minimum deposit online casino4KT para ser o novo agente da equipe. Como titular da Comiss�o do Interior do Estado (CPI), na Prefeitura do Munic�pio de Cajazeiras, Renato atuou na �rea da sa�de financeira da cidade de Cajazeiras. $50 reais gr�tis para apostar $5 minimum deposit online casino
O jogo de bola mesoamericano era um desporto com associa��es rituais jogado ao longo de mais de 3000 anos pelos povos da Mesoam�rica$5 minimum deposit online casinotempos pr�-colombianos.
Uma vers�o moderna do jogo chamada ulama continua a ser jogada$5 minimum deposit online casinoalguns locais pelos habitantes amer�ndios.
Os campos de jogo de bola pr�-colombianos t�m sido encontrados desde o Arizona at� � Nicar�gua e tamb�m$5 minimum deposit online casinov�rias ilhas do Caribe como Cuba e Porto Rico, o que denota bem a popularidade deste desporto americano.
Apesar de poder ser jogado casualmente como simples recrea��o, inclusivamente por mulheres e crian�as, o jogo tinha tamb�m importantes aspectos rituais, e grandes jogos formais eram acontecimentos rituais..
Campo de jogo de bola de Monte Alban.
Mapa mostrando os locais onde foram encontrados os mais antigos campos de jogo, bolas e figuras.
O jogo de bola mesoamericano � pelo menos t�o antigo como a civiliza��o olmeca.
De fato, o nome que os astecas davam aos olmecas, olmeca, significa povo borracha (do nauatle ulli, "borracha"), pois atribu�am a origem do jogo de bola a este povo antigo.
Uma d�zia de bolas de borracha, com di�metros entre 10 e 20 cm, foram encontradas$5 minimum deposit online casinoEl Manat�, um local sacrificial olmeca.
As bolas mais antigas, que s�o tamb�m as menores, datam de 1600 a.C..
[1] Estas bolas de borracha foram encontradas juntamente com outras oferendas rituais, indicando que mesmo$5 minimum deposit online casinotempos t�o remotos, o jogo j� tinha conota��es religiosas e rituais.
O campo de jogo de bola mais antigo que se conhece,$5 minimum deposit online casinoPaso de la Amada, data de aproximadamente 1400 a.C..
Com aproximadamente 80 m de comprimento e 8 metros de largura, est� situado entre dois mont�culos paralelos com bancadas de 2,50 m de profundidade e 30 cm de altura, dispostas segundo o comprimento dos mont�culos.[2]
Um campo de jogo de bola rudimentar foi tamb�m descoberto no s�tio olmeca de San Lorenzo Tenochtitl�n e existem provas significativas na forma de trabalhos art�sticos olmecas.
Durante escava��es efectuadas$5 minimum deposit online casinoSan Lorenzo foram ainda encontradas figuras de jogadores de bola, datadas por carbono 14 como sendo de 1250 a.C.a 1150 a.C..
Estas figuras encontram-se "vestidas" com cintos acolchoados e com faixas acolchoadas nos bra�os e pernas.
Foram tamb�m encontradas figuras de jogadores femininos usando protec��es almofadadas no abidomen e pernas.
Juntamente com estas figuras, foram encontradas pe�as relacionadas com a iconografia do milho, sugerindo uma associa��o entre o jogo de bola e rituais de fertilidadasde
Pouco tempo depois da conquista dos astecas pelos espanh�is$5 minimum deposit online casino1521, o pr�prio Hern�n Cort�s levou para a Espanha uma equipa de jogadores de bola mexicas com o seu equipamento.
Ali levaram a cabo jogos de exibi��o para a corte espanhola.
Al�m de fascinados com os vistantes ex�ticos, os europeus ficaram maravilhados com as bolas de borracha saltitantes.[1]
Neste detalhe do C�dice B�rgia, o deus asteca Xiuhtecuhtli leva ao templo como oferenda uma bola de borracha.
Cada uma das bolas de borracha est� decorada com uma pena de quetzal, parte da oferenda.
Como seria de esperar de um jogo praticado por tanto tempo por v�rias na��es diferentes, os detalhes do jogo variaram com o tempo e local, e desta forma o jogo de bola mesoamericano pode ser melhor entendido como uma fam�lia de jogos semelhantes entre si.
Algumas vers�es do jogo eram disputadas entre dois indiv�duos, outras entre duas equipas.
As provas arqueol�gicas sugerem que a borracha j� era utilizada na Mesoam�rica durante o per�odo pr�-cl�ssico inicial (1600 a.C.).
� �poca da conquista espanhola era exportada borracha das zonas tropicais para toda Mesoam�rica.
A iconografia sugere que apesar de existirem variados usos para a borracha, as bolas de borracha tanto para oferendas como para serem utilizadas$5 minimum deposit online casinojogos de bola rituais, eram os principais produtos fabricados com aquele material.
Bolas de borracha solidificada eram queimadas frente a imagens de divindades e no interior de pir�mides e santu�rios.
Para al�m do simbolismo antes referido, as bolas de borracha eram s�mbolos de fertilidade, pois tanto os astecas como os maias comparavam o l�tex que flu�a do interior da �rvore ao sangue e ao s�men.
O jogo de bola disputava-se utilizando uma bola de borracha endurecida feita a partir de l�tex obtido da �rvore da borracha (Castilla elastica) nativa das �reas tropicais do sul do M�xico e da Am�rica Central.
O l�tex era transformado$5 minimum deposit online casinoborracha ap�s ser misturado com seiva de Ipomoea alba.
A mais antiga bola de borracha que se conhece foi descoberta no s�tio olmeca de El Manat�, Veracruz, M�xico.
O campo de jogo [ editar | editar c�digo-fonte ]
Campo de jogo de bola de Yagul, considerado o segundo maior da Mesoam�rica
Os campos de jogo,$5 minimum deposit online casinoespecial aqueles situados nas principais cidades maias do cl�ssico tardio, eram espa�os p�blicos utilizados para diversos acontecimentos culturais da �lite e para actividades rituais como actua��es musicais e festivais, e claro, o jogo de bola.
Muitas vezes as representa��es pict�ricas mostram m�sicos actuando nas partidas de jogo de bola.
As representa��es de jogadores mascarados sublinha os aspectos dram�tico e ritual do jogo de bola e a$5 minimum deposit online casinoliga��o com outras formas de drama que poderiam ter lugar no campo de jogo, conforme o sugerido pelos murais pintados de Bonampak, por exemplo.
A maioria dos campos de jogo de bola tinham forma de I, com uma zona central comprida e estreita, flanqueada por paredes inclinadas (no per�odo cl�ssico) ou com degraus (no p�s-cl�ssico), estucadas e pintadas com cores fortes.
As extremidades do campo de jogo aparentemente suportavam estruturas tempor�rias onde os espectadores se sentavam.
Estima-se que o tamanho m�dio dos campos de jogo fosse 36.
5 por 9 metros, apesar de existir uma grande variabilidade.
O maior de todos os campos de jogo conhecidos � o campo principal de Chich�n Itz�, com 168 metros de comprimento e 70 de largura, maior que um campo de futebol.
O campo ou quadra de jogo onde se disputavam as partidas, eram designados das seguintes formas$5 minimum deposit online casinodiferentes regi�es da Mesoam�rica:
L�ngua maia cl�ssica: pitz
L�ngua maia k'iche': chaajN�uatle - tlachtli
Povos do M�xico Central: tlaxtliSinaloa - ollama
O jogo propriamente dito era designado poc-ta-tok na l�ngua iucateque e a ac��o do jogo Ti Pitziil$5 minimum deposit online casinomaia cl�ssico.
Por toda a Mesoam�rica foram constru�dos campos de jogo utilizados ao longo de muitas gera��es, com formas e tamanhos vari�veis.
Alguns locais tinham m�ltiplos campos de jogo, outros apenas um.
Podem ser encontrados na grande maioria dos principais s�tios arqueol�gicos mesoamericanos, apesar de notavelmente se encontrarem ausentes de outros, como Teotihuacan.
Entre os locais com campos de jogo bem preservados incluem-se: Tikal, Yaxha, Cop�n, Iximche, Monte Alb�n, Yagul, Uxmal, Mixco Viejo, Zaculeu e Chich�n Itz�.
Objetivos do jogo [ editar | editar c�digo-fonte ]
O objectivo do jogo era enviar a bola para o lado do campo defendido pelo advers�rio; na �poca p�s-cl�ssica, o objectivo principal era enviar a bola atrav�s de um de dois aros verticais colocados um de cada lado do campo de jogo, na linha m�dia do mesmo.
O aro surgiu inicialmente nas terras baixas do norte da �rea Maia durante o p�s-cl�ssico.
Cada jogador tinha muitas vezes um colega de equipa directamente atr�s dele (ou dela),$5 minimum deposit online casinoapoio.
Na vers�o mais comum do jogo, a bola era atirada � m�o para o campo, e a partir desse momento os jogadores apenas podiam bater a bola de um lado para o outro do campo com as coxas, ancas e bra�os (sem chutar ou agarrar com as m�os) e atrav�s dos aros colocados nas paredes laterais do campo.
Em algumas vers�es do jogo, os p�s eram usados como no futebol actual.
Noutras eram usados bast�es, p�s ou raquetes.
N�o existem testemunhas do jogo de bola praticado pelos maias do per�odo cl�ssico, mas talvez o jogo praticado pelos astecas e testemunhado pelos espanhois no s�culo XVI possa ser compar�vel.
No jogo de bola asteca perdia pontos o jogador ou equipa que deixasse a bola tocar no solo mais que uma vez antes de a enviar de volta ao meio-campo advers�rio, que deixasse a bola sair do campo, ou que falhasse na tentativa de fazer a bola (com 3 a 4 kg de peso) atravessar os aros colocados$5 minimum deposit online casinocada parede lateral.
Na �rea Maia existem aros semelhantes, alguns dos quais bastante altos, como$5 minimum deposit online casinoChich�n Itz�, onde se encontram a 6 metros do solo.
Os jogadores utilizavam protec��es acolchoadas feitas de algod�o, provavelmente recheadas com algod�o por fiar, enroladas � volta de placas provavelmente feitas de madeira colocadas � cintura, mas certamente n�o feitas de pedra como as encontradas$5 minimum deposit online casinoalguns locais.
Cabe�as esculpidas, e muitas vezes cabe�as trof�u, eram cravadas nas placas de madeira, como mostra uma figura de cer�mica de um jogador do cl�ssico tardio usando uma placa com uma cabe�a de p�ssaro esculpida.
Peles de veado pintadas com cores garridas eram usadas � volta das ancas proporcionando protec��o adicional.
Al�m destas protec��es, os jogadores utilizavam tamb�m almofadas nos joelhos e protec��es nas pernas e antebra�os.
Em certas ocasi�es, os jogadores usavam elaborados ornamentos de cabe�a, muitas vezes retratados$5 minimum deposit online casinovasos de cer�mica pintada.
Alguns dos jogadores mascaravam-se, como Yax Pac de Cop�n, sublinhando a import�ncia ritual do jogo de bola.
Tratava-se de um jogo extremamente violento.
Ocorriam frequentemente ferimentos graves infligidos quer pela bola densa e pesada quer por outros jogadores e as mortes eram relativamente comuns.
Algumas contus�es sofridas durante o jogo eram t�o severas que tinham que ser lancetadas de forma a extrair o sangue acumulado.
Isto seria certamente significativo nos rituais de sacrif�cio e sangria que acompanhavam o jogo de bola asteca.
N�o se sabe se era permitido o contacto f�sico entre os jogadores.
Rituais de sangue [ editar | editar c�digo-fonte ]
Em algumas ocasi�es as cerim�nias p�s-partida inclu�am o sacrif�cio do capit�o e de outros jogadores da equipa derrotada.
A associa��o do jogo com o sacrif�cio e a morte era particularmente vincada na costa do golfo.
O cr�nio de um perdedor podia ser utilizado como o n�cleo � volta do qual se fazia uma nova bola.
Os sacrif�cios humanos tornaram-se um desfecho comum para as partidas de jogo de bola, particularmente nos campos de jogo reais de cidades poderosas.
Os nobre maias do cl�ssico tardio eram ao mesmo tempo guerreiros e jogadores de bola.
Um degrau duma escadaria hierogl�fica$5 minimum deposit online casinoYaxchilan, por exemplo, mostra o rei P�ssaro Jaguar derrotando um prisioneiro de guerra no jogo de bola, e existe uma refer�ncia escrita a um prisioneiro de guerra num altar de Tikal.
Os prisioneiros de guerra jogavam � bola com os vitoriosos, com um desfecho pr�-determinado.
Ap�s o jogo, que constitu�a uma reconstitui��o ritual da derrota de uma cidade-estado, os cativos eram muitas vezes decapitados ou os seus cora��es eram arrancados num sacrif�cio de sangue.
As paredes do principal campo de jogo de bola de Chich�n Itz�, retrata equipes advers�rias, com o l�der da equipe vencedora segurando a cabe�a decapitada do l�der advers�rio, que se encontra de joelhos com sangue$5 minimum deposit online casinoforma de serpentes jorrando do seu pesco�o.
O jogo de bola maia [ editar | editar c�digo-fonte ]
Um aro de campo de jogo de bola, Chich�n Itz�
Os maias chamavam ao jogo de bola pitz, e a a��o de jogar Ti Pitziil$5 minimum deposit online casinoMaia Cl�ssico.
A$5 minimum deposit online casinoassocia��o � mitologia era central para a cren�a religiosa maia.
O mais antigo campo de jogo datado com precis�o foi encontrado$5 minimum deposit online casinoNakb�, Pet�n, na Guatemala, remontando a 500 a.C.[carece de fontes].
O n�mero de jogadores ou pitziil variava de 2 a 5 por equipe, e aqueles utilizavam protec��es na cabe�a (pix'om), ancas (tz'um), joelhos e cotovelos (kipachq'ab'), feitas de pele de jaguar ou veado.
As partes corporais referidas eram as �nicas a poder entrar$5 minimum deposit online casinocontacto com a bola (kid), feita de uma mistura de l�tex e de seiva de uma dama-da-noite (Ipomoea alba), cujo di�metro variava entre 25 a 30 cm e o peso entre 1.
5 a 3 kg no per�odo cl�ssico.
Jogar o jogo de bola era participar na manuten��o da ordem c�smica do universo e regenera��o ritual da vida.
Era um jogo de sorte, per�cia e batota reflectindo a vida.
O esfor�o de equipa levava � partilha de comportamento e cultura, apresentando, refor�ando e reinventando o jogo da vida e o lugar de cada um na ordem c�smica.
Nos tempos do cl�ssico tardio, o jogo de bola estava ritualmente associado �s guerras end�micas entre as v�rias cidades-estado da �poca.
O sucesso da conquista militar era recriado num jogo de bola p�blico e ritual,$5 minimum deposit online casinoque prisioneiros de guerra de alta patente eram derrotados e sacrificados.
Por vezes eram mantidos presos, torturados e$5 minimum deposit online casinoexibi��o p�blica durante anos antes de serem sacrificados.
Rela��o com a mitologia e religi�o maias [ editar | editar c�digo-fonte ]
O Popol Vuh define a import�ncia do jogo de bola maia muito para al�m de um mero desporto.
Fornece ainda importantes analogias para a interpreta��o do jogo de bola desde uma perspectiva mitol�gica.
As primeiras aventuras relacionadas com o jogo de bola estabelecem a rela��o entre as pessoas e os deuses.
A hist�ria come�a com o pai e tio dos G�meos Her�is, Hun Hunahpu e Vucub Hunahpu, filhos dos velhos deuses Ixpiacoc e Ixmucan�.
Os senhores de Xibalba, o inframundo, aborreceram-se com o ru�do produzido por Hun Hunahpu e Vucub Hunahpu enquanto jogavam.
O campo de jogo situa-se na orla oriental da Terra pr�ximo do grande abismo.
Os senhores principais de Xibalba, Um Morte e Sete Morte, enviam corujas para atrair os dois irm�os a jogarem no campo de Xibalba, situado na orla ocidental do inframundo.
Os irm�os adormecem durante a viagem e acabam por ser sacrificados pelos senhores de Xibalba, sendo sepultados no solo do campo de jogo de bola.
Esta hist�ria relaciona a pr�tica do jogo de bola com os sacrif�cios.
Hun Hanahpu � decapitado e a$5 minimum deposit online casinocabe�a colocada numa planta de fruto, que d� caba�as pela primeira vez.
Isto est� tamb�m relacionado com a proemin�ncia de cabe�as decorativas de animais e aves usadas como enfeites da cabe�a.
A hist�ria continua ap�s o nascimento dos G�meos Her�is, Hunahpu e Ixbalanqu�.
Encontram o equipamento de jogo de bola na casa de seu pai e come�am a jogar, aborrecendo novamente os deuses de Xibalba.
Ao contr�rio de seu pai e tio, os g�meos sobrevivem a v�rias provas dif�ceis, com a ajuda de um mosquito (que morde as m�os dos deuses de Xibalba, obrigando-os a revelarem-se aos rapazes).
Eventualmente, os g�meos acabam por defrontar os deuses de Xibalba numa partida de jogo de bola.
Mais tarde, enganam os senhores de Xibalba, levando-os a pensar que est�o mortos, ap�s saltarem para um caldeir�o de sopa.
Milagrosamente, os g�meos renascem como peixes-gato, regressam �$5 minimum deposit online casinoforma humana e efectuam falsos sacrif�cios$5 minimum deposit online casinoque a v�tima supostamente ressuscita.
Quando dois dos deuses de Xibalba, Um Morte e Sete Morte, se oferecem para um destes falsos sacrif�cios, os g�meos enganam-nos e levam a cabo um sacrif�cio verdadeiro.
Os g�meos poupam as vidas dos restantes deuses de Xibalba, mas dizem-lhes que a partir desse momento apenas lhes poder�o ser oferecidos sacrif�cios de sangue de animais e seiva de cascarilha e que apenas podem incomodar as pessoas da Terra que sejam fracas ou que tenham alguma culpa.
Os g�meos n�o conseguem fazer reviver o seu pai e deixam-no enterrado no campo de jogo de Xibalba.
Por esse motivo, as palavras para campo de jogo e cemit�rio s�o sin�nimos.
Os campos de jogo tornaram-se para sempre ritualmente ligados com a morte.
O campo de jogo tornou-se um local de transi��o, um est�dio entre a vida e a morte.
Ao longo da linha central do campo, eram colocadas gravuras de cenas m�ticas do jogo de bola, usualmente limitadas por um quadrif�lio, que marcava uma entrada de um portal de acesso a outro mundo.
Uma li��o que se pode obter do Popol Vuh � a de que jogar o jogo de bola pode ser mortal e que a batota pode ser a �nica forma de superar os advers�rios.
O grande campo de jogo de bola de Chich�n Itz� [ editar | editar c�digo-fonte ]
O grande campo de jogo de bola de Chich�n Itz�
O jogo aparece$5 minimum deposit online casinov�rios mitos, �s vezes como a luta entre os deuses do dia e da noite, ou as batalhas entre deuses do c�u e senhores do inframundo.
A bola simbolizava o sol, lua ou estrelas, e os aros significavam nascer do sol e p�r-do-sol ou equin�cios.
Com o aparecimento da cultura maia, o significado do jogo de bola ritual torna-se mais evidente.
Foram dedicados muito tempo e energia � constru��o de campos de jogo de bola.
Estes campos eram considerados portais para o inframundo maia, e eram constru�dos$5 minimum deposit online casinozonas baixas ou aos p�s de grandes constru��es verticais.
O Grande Campo de Jogo de Bola de Chich�n Itz� � o maior da Mesoam�rica.
Uma gravura$5 minimum deposit online casinoseis paineis de Chich�n Itz�, mostra uma cena do Popol Vuh, indicando o significado cosmol�gico do jogo de bola na ideologia maia.
Outros vest�gios maias [ editar | editar c�digo-fonte ]
Evid�ncias adicionais sobre o jogo de bola maia aparecem$5 minimum deposit online casinopinturas de vasos maias.
Muitas vezes estes vasos s�o pintados com cenas do jogo de bola ritual.
Os jogadores s�o mostrados usando protec��es nos bra�os e joelhos e muitas vezes tamb�m s�o mostrados usando decora��es elaboradas na cabe�a, indicando a$5 minimum deposit online casinoelevada posi��o e explicando o lugar dos homens no mundo.
O jogo de bola asteca [ editar | editar c�digo-fonte ]
A vers�o asteca do jogo de bola � chamada ullamaliztli.
As cidades astecas, como outras cidades mesoamericanas, tinham normalmente v�rios campos de jogo de bola chamados tlachtli.
[3] Na capital asteca, Tenochtitlan, o principal campo de jogo de bola era chamado teotlachco ("no campo de jogo de bola sagrado") - aqui eram efectuados importantes rituais nos festivais do m�s Panquetzaliztli, incluindo sacrif�cios humanos de quatro cativos$5 minimum deposit online casinohonra de Huitzilopochtli e do seu arauto Paynal.
Para os astecas o jogo de bola tinha tamb�m um significado religioso, mas onde os maias viam uma batalha entre os senhores do inframundo e os seus advers�rios terrenos, os astecas viam uma batalha entre as for�as da noite lideradas pela lua e estrelas representadas pela deusa Coyolxauhqui e os seus filhos Centzonuitznaua, e o sol personificado por Huitzilopochtli.
[4] Mas para al�m de ter um importante significado religioso e ritual, para os astecas o jogo de bola era tamb�m um passatempo, jogado como forma de recreio e por todas as classes da sociedade asteca.
Os jovens astecas aprendiam a jogar na escola calmecac, e os melhores podiam tornar-se famosos ao ponto de poderem jogar profissionalmente.
As partidas eram disputadas$5 minimum deposit online casinodiferentes bairros e mercados da cidade, muitas vezes acompanhadas de jogos de apostas$5 minimum deposit online casinogrande escala.
Diego Dur�n mencionou que "sempre que os nobres astecas jogavam, apostavam j�ias, escravos, pedras preciosas, mantos e trajes de guerra e mesmo roupas e adere�os para senhoras".
Tamb�m os espectadores faziam apostas, e mesmo esposos ou filhos podiam ser apostados.
Tamb�m os senhores astecas jogavam � bola.
Numa famosa partida descrita por Ixtlilxochitl, o governante asteca Axayacatl defrontou o governante de Xochimilco, de seu nome Xihuiltemoc.
Apostando a posse de um lago e de um mercado$5 minimum deposit online casinoTenochtitlan contra um jardim de flores$5 minimum deposit online casinoXochimilco Axayacatl foi derrotado.
No entanto, quando enviou os seus emiss�rios para pagarem a d�vida, eles assassinaram o senhor de Xochimilco, pois apenas desse modo poderia o senhor asteca salvar a$5 minimum deposit online casinohonra.
A palavra nauatle para o jogo era ollamaliztli (frequentemente ullamaliztl), derivada da palavra olli (borracha) e do verbo ollama (jogar � bola) e a bola propriamente dita era chamada ollamaloni.
Uma vez que a �rvore da borracha n�o existia nas terras altas do imp�rio asteca, os astecas obtinham bolas e borracha como parte dos tributos das regi�es das terras baixas onde era cultivada - por exemplo$5 minimum deposit online casinoVeracruz.
O c�dice Mendocino refere 16 000 como sendo o n�mero de peda�os de borracha virgem importados a cada seis meses para Tenochtitlan desde as prov�ncias do sul, mas nem toda a borracha era consumida no fabrico de bolas.
Em 1528 Hern�n Cort�s enviou um grupo de ollamanime (jogadores de bola), para a Espanha, para se apresentarem perante Carlos V, onde foram desenhados por Christophe Weiditz.[5]
O jogo de bola e a arte [ editar | editar c�digo-fonte ]
Escultura$5 minimum deposit online casinocer�mica encontrada num t�mulo do M�xico ocidental mostrando os jogadores numa partida e jogo de bola mesoamericano.
O jogo de bola e os seus praticantes s�o um tema recorrente na arte mesoamericana.
Vasilhas usadas no consumo ritual de cacau est�o muitas vezes decoradas com cenas detalhadas de campos de jogo de bola e jogadores vestidos com o equipamento completo.
A noz de cacau simboliza um cora��o humano pois encontram-se igualmente divididos$5 minimum deposit online casinov�rios c�maras.
A bebida preparada a partir da noz de cacau � escura e espessa como o sangue, sendo consumida$5 minimum deposit online casinocerim�nias rituais.
Por outro lado, as nozes de cacau eram usadas como moeda.
Pensa-se que os sacrif�cios efectuados ap�s um jogo de bola ritual eram tentativas de apaziguar os deuses e assegurar a fertilidade e abund�ncia econ�mica.
As bolas de borracha utilizadas no jogo de bola t�m tamb�m um simbolismo econ�mico, pois a borracha utilizada na$5 minimum deposit online casinoprodu��o era tamb�m fulcral na$5 minimum deposit online casinoeconomia comercial.
Estas vasilhas est�o muitas vezes decoradas com glifos ao longo dos bordos.
Algumas das mais famosas figuras de cer�mica representando jogadores de bola, s�o os chamados "figurinos emparelhados" encontrados$5 minimum deposit online casinoJaina, M�xico datados de 600 a 900 a.C.
Foram encontrados juntos durante escava��es na ilha de Jaina no in�cio da d�cada de 1960.
Estes figurinos de jogadores de bola funcionavam juntos como um par.
Cada um deles pode baixar-se sobre o joelho esquerdo e puxar o bra�o atr�s, podendo ser facilmente colocados de forma a ficarem$5 minimum deposit online casinojogo perp�tuo, com a bola na cabe�a do observador.
O produtor destes figurinos dedicou grande aten��o aos detalhes das vestes dos jogadores.
Tecidos de protec��o cobrem apenas um bra�o, do pulso ao cotovelo,$5 minimum deposit online casinoconjunto com uma �nica joelheira.
Provavelmente deste modo pretendia-se mostrar a complementaridade dos dois jogadores, por forma a que pudeseem existir como par.
Mantos grosseiros de algod�o, eram mantidos nas suas posi��es com cordas ou faixas.
A cobertura simples actualmente sobre as cabe�as sugere que estes figurinos podem ter exibido chap�us (ou capacetes) muito elaborados, entretanto desaparecidos.
Outros figurinos, encontrados sobretudo$5 minimum deposit online casinoJalisco, M�xico, mostram jogadores de bola sentados, ao estilo Etzatl�n de Jalisco, segurando uma grande bola.
A cer�mica escult�rica de Jalisco era usada$5 minimum deposit online casinooferendas funer�rias nos t�mulos de membros de fam�lias importantes.
Conjectura-se que as representa��es de jogadores de bola destinavam-se a acompanhar o enterro de um homem que havia sido um jogador ex�mio.
O jogo de bola mesoamericano era um desporto com associa��es rituais jogado ao longo de mais de 3000 anos pelos povos da Mesoam�rica$5 minimum deposit online casinotempos pr�-colombianos.
Uma vers�o moderna do jogo chamada ulama continua a ser jogada$5 minimum deposit online casinoalguns locais pelos habitantes amer�ndios.
Os campos de jogo de bola pr�-colombianos t�m sido encontrados desde o Arizona at� � Nicar�gua e tamb�m$5 minimum deposit online casinov�rias ilhas do Caribe como Cuba e Porto Rico, o que denota bem a popularidade deste desporto americano.
Apesar de poder ser jogado casualmente como simples recrea��o, inclusivamente por mulheres e crian�as, o jogo tinha tamb�m importantes aspectos rituais, e grandes jogos formais eram acontecimentos rituais..
Campo de jogo de bola de Monte Alban.
Mapa mostrando os locais onde foram encontrados os mais antigos campos de jogo, bolas e figuras.
O jogo de bola mesoamericano � pelo menos t�o antigo como a civiliza��o olmeca.
De fato, o nome que os astecas davam aos olmecas, olmeca, significa povo borracha (do nauatle ulli, "borracha"), pois atribu�am a origem do jogo de bola a este povo antigo.
Uma d�zia de bolas de borracha, com di�metros entre 10 e 20 cm, foram encontradas$5 minimum deposit online casinoEl Manat�, um local sacrificial olmeca.
As bolas mais antigas, que s�o tamb�m as menores, datam de 1600 a.C..
[1] Estas bolas de borracha foram encontradas juntamente com outras oferendas rituais, indicando que mesmo$5 minimum deposit online casinotempos t�o remotos, o jogo j� tinha conota��es religiosas e rituais.
O campo de jogo de bola mais antigo que se conhece,$5 minimum deposit online casinoPaso de la Amada, data de aproximadamente 1400 a.C..
Com aproximadamente 80 m de comprimento e 8 metros de largura, est� situado entre dois mont�culos paralelos com bancadas de 2,50 m de profundidade e 30 cm de altura, dispostas segundo o comprimento dos mont�culos.[2]
Um campo de jogo de bola rudimentar foi tamb�m descoberto no s�tio olmeca de San Lorenzo Tenochtitl�n e existem provas significativas na forma de trabalhos art�sticos olmecas.
Durante escava��es efectuadas$5 minimum deposit online casinoSan Lorenzo foram ainda encontradas figuras de jogadores de bola, datadas por carbono 14 como sendo de 1250 a.C.a 1150 a.C..
Estas figuras encontram-se "vestidas" com cintos acolchoados e com faixas acolchoadas nos bra�os e pernas.
Foram tamb�m encontradas figuras de jogadores femininos usando protec��es almofadadas no abidomen e pernas.
Juntamente com estas figuras, foram encontradas pe�as relacionadas com a iconografia do milho, sugerindo uma associa��o entre o jogo de bola e rituais de fertilidadasde
Pouco tempo depois da conquista dos astecas pelos espanh�is$5 minimum deposit online casino1521, o pr�prio Hern�n Cort�s levou para a Espanha uma equipa de jogadores de bola mexicas com o seu equipamento.
Ali levaram a cabo jogos de exibi��o para a corte espanhola.
Al�m de fascinados com os vistantes ex�ticos, os europeus ficaram maravilhados com as bolas de borracha saltitantes.[1]
Neste detalhe do C�dice B�rgia, o deus asteca Xiuhtecuhtli leva ao templo como oferenda uma bola de borracha.
Cada uma das bolas de borracha est� decorada com uma pena de quetzal, parte da oferenda.
Como seria de esperar de um jogo praticado por tanto tempo por v�rias na��es diferentes, os detalhes do jogo variaram com o tempo e local, e desta forma o jogo de bola mesoamericano pode ser melhor entendido como uma fam�lia de jogos semelhantes entre si.
Algumas vers�es do jogo eram disputadas entre dois indiv�duos, outras entre duas equipas.
As provas arqueol�gicas sugerem que a borracha j� era utilizada na Mesoam�rica durante o per�odo pr�-cl�ssico inicial (1600 a.C.).
� �poca da conquista espanhola era exportada borracha das zonas tropicais para toda Mesoam�rica.
A iconografia sugere que apesar de existirem variados usos para a borracha, as bolas de borracha tanto para oferendas como para serem utilizadas$5 minimum deposit online casinojogos de bola rituais, eram os principais produtos fabricados com aquele material.
Bolas de borracha solidificada eram queimadas frente a imagens de divindades e no interior de pir�mides e santu�rios.
Para al�m do simbolismo antes referido, as bolas de borracha eram s�mbolos de fertilidade, pois tanto os astecas como os maias comparavam o l�tex que flu�a do interior da �rvore ao sangue e ao s�men.
O jogo de bola disputava-se utilizando uma bola de borracha endurecida feita a partir de l�tex obtido da �rvore da borracha (Castilla elastica) nativa das �reas tropicais do sul do M�xico e da Am�rica Central.
O l�tex era transformado$5 minimum deposit online casinoborracha ap�s ser misturado com seiva de Ipomoea alba.
A mais antiga bola de borracha que se conhece foi descoberta no s�tio olmeca de El Manat�, Veracruz, M�xico.
O campo de jogo [ editar | editar c�digo-fonte ]
Campo de jogo de bola de Yagul, considerado o segundo maior da Mesoam�rica
Os campos de jogo,$5 minimum deposit online casinoespecial aqueles situados nas principais cidades maias do cl�ssico tardio, eram espa�os p�blicos utilizados para diversos acontecimentos culturais da �lite e para actividades rituais como actua��es musicais e festivais, e claro, o jogo de bola.
Muitas vezes as representa��es pict�ricas mostram m�sicos actuando nas partidas de jogo de bola.
As representa��es de jogadores mascarados sublinha os aspectos dram�tico e ritual do jogo de bola e a$5 minimum deposit online casinoliga��o com outras formas de drama que poderiam ter lugar no campo de jogo, conforme o sugerido pelos murais pintados de Bonampak, por exemplo.
A maioria dos campos de jogo de bola tinham forma de I, com uma zona central comprida e estreita, flanqueada por paredes inclinadas (no per�odo cl�ssico) ou com degraus (no p�s-cl�ssico), estucadas e pintadas com cores fortes.
As extremidades do campo de jogo aparentemente suportavam estruturas tempor�rias onde os espectadores se sentavam.
Estima-se que o tamanho m�dio dos campos de jogo fosse 36.
5 por 9 metros, apesar de existir uma grande variabilidade.
O maior de todos os campos de jogo conhecidos � o campo principal de Chich�n Itz�, com 168 metros de comprimento e 70 de largura, maior que um campo de futebol.
O campo ou quadra de jogo onde se disputavam as partidas, eram designados das seguintes formas$5 minimum deposit online casinodiferentes regi�es da Mesoam�rica:
L�ngua maia cl�ssica: pitz
L�ngua maia k'iche': chaajN�uatle - tlachtli
Povos do M�xico Central: tlaxtliSinaloa - ollama
O jogo propriamente dito era designado poc-ta-tok na l�ngua iucateque e a ac��o do jogo Ti Pitziil$5 minimum deposit online casinomaia cl�ssico.
Por toda a Mesoam�rica foram constru�dos campos de jogo utilizados ao longo de muitas gera��es, com formas e tamanhos vari�veis.
Alguns locais tinham m�ltiplos campos de jogo, outros apenas um.
Podem ser encontrados na grande maioria dos principais s�tios arqueol�gicos mesoamericanos, apesar de notavelmente se encontrarem ausentes de outros, como Teotihuacan.
Entre os locais com campos de jogo bem preservados incluem-se: Tikal, Yaxha, Cop�n, Iximche, Monte Alb�n, Yagul, Uxmal, Mixco Viejo, Zaculeu e Chich�n Itz�.
Objetivos do jogo [ editar | editar c�digo-fonte ]
O objectivo do jogo era enviar a bola para o lado do campo defendido pelo advers�rio; na �poca p�s-cl�ssica, o objectivo principal era enviar a bola atrav�s de um de dois aros verticais colocados um de cada lado do campo de jogo, na linha m�dia do mesmo.
O aro surgiu inicialmente nas terras baixas do norte da �rea Maia durante o p�s-cl�ssico.
Cada jogador tinha muitas vezes um colega de equipa directamente atr�s dele (ou dela),$5 minimum deposit online casinoapoio.
Na vers�o mais comum do jogo, a bola era atirada � m�o para o campo, e a partir desse momento os jogadores apenas podiam bater a bola de um lado para o outro do campo com as coxas, ancas e bra�os (sem chutar ou agarrar com as m�os) e atrav�s dos aros colocados nas paredes laterais do campo.
Em algumas vers�es do jogo, os p�s eram usados como no futebol actual.
Noutras eram usados bast�es, p�s ou raquetes.
N�o existem testemunhas do jogo de bola praticado pelos maias do per�odo cl�ssico, mas talvez o jogo praticado pelos astecas e testemunhado pelos espanhois no s�culo XVI possa ser compar�vel.
No jogo de bola asteca perdia pontos o jogador ou equipa que deixasse a bola tocar no solo mais que uma vez antes de a enviar de volta ao meio-campo advers�rio, que deixasse a bola sair do campo, ou que falhasse na tentativa de fazer a bola (com 3 a 4 kg de peso) atravessar os aros colocados$5 minimum deposit online casinocada parede lateral.
Na �rea Maia existem aros semelhantes, alguns dos quais bastante altos, como$5 minimum deposit online casinoChich�n Itz�, onde se encontram a 6 metros do solo.
Os jogadores utilizavam protec��es acolchoadas feitas de algod�o, provavelmente recheadas com algod�o por fiar, enroladas � volta de placas provavelmente feitas de madeira colocadas � cintura, mas certamente n�o feitas de pedra como as encontradas$5 minimum deposit online casinoalguns locais.
Cabe�as esculpidas, e muitas vezes cabe�as trof�u, eram cravadas nas placas de madeira, como mostra uma figura de cer�mica de um jogador do cl�ssico tardio usando uma placa com uma cabe�a de p�ssaro esculpida.
Peles de veado pintadas com cores garridas eram usadas � volta das ancas proporcionando protec��o adicional.
Al�m destas protec��es, os jogadores utilizavam tamb�m almofadas nos joelhos e protec��es nas pernas e antebra�os.
Em certas ocasi�es, os jogadores usavam elaborados ornamentos de cabe�a, muitas vezes retratados$5 minimum deposit online casinovasos de cer�mica pintada.
Alguns dos jogadores mascaravam-se, como Yax Pac de Cop�n, sublinhando a import�ncia ritual do jogo de bola.
Tratava-se de um jogo extremamente violento.
Ocorriam frequentemente ferimentos graves infligidos quer pela bola densa e pesada quer por outros jogadores e as mortes eram relativamente comuns.
Algumas contus�es sofridas durante o jogo eram t�o severas que tinham que ser lancetadas de forma a extrair o sangue acumulado.
Isto seria certamente significativo nos rituais de sacrif�cio e sangria que acompanhavam o jogo de bola asteca.
N�o se sabe se era permitido o contacto f�sico entre os jogadores.
Rituais de sangue [ editar | editar c�digo-fonte ]
Em algumas ocasi�es as cerim�nias p�s-partida inclu�am o sacrif�cio do capit�o e de outros jogadores da equipa derrotada.
A associa��o do jogo com o sacrif�cio e a morte era particularmente vincada na costa do golfo.
O cr�nio de um perdedor podia ser utilizado como o n�cleo � volta do qual se fazia uma nova bola.
Os sacrif�cios humanos tornaram-se um desfecho comum para as partidas de jogo de bola, particularmente nos campos de jogo reais de cidades poderosas.
Os nobre maias do cl�ssico tardio eram ao mesmo tempo guerreiros e jogadores de bola.
Um degrau duma escadaria hierogl�fica$5 minimum deposit online casinoYaxchilan, por exemplo, mostra o rei P�ssaro Jaguar derrotando um prisioneiro de guerra no jogo de bola, e existe uma refer�ncia escrita a um prisioneiro de guerra num altar de Tikal.
Os prisioneiros de guerra jogavam � bola com os vitoriosos, com um desfecho pr�-determinado.
Ap�s o jogo, que constitu�a uma reconstitui��o ritual da derrota de uma cidade-estado, os cativos eram muitas vezes decapitados ou os seus cora��es eram arrancados num sacrif�cio de sangue.
As paredes do principal campo de jogo de bola de Chich�n Itz�, retrata equipes advers�rias, com o l�der da equipe vencedora segurando a cabe�a decapitada do l�der advers�rio, que se encontra de joelhos com sangue$5 minimum deposit online casinoforma de serpentes jorrando do seu pesco�o.
O jogo de bola maia [ editar | editar c�digo-fonte ]
Um aro de campo de jogo de bola, Chich�n Itz�
Os maias chamavam ao jogo de bola pitz, e a a��o de jogar Ti Pitziil$5 minimum deposit online casinoMaia Cl�ssico.
A$5 minimum deposit online casinoassocia��o � mitologia era central para a cren�a religiosa maia.
O mais antigo campo de jogo datado com precis�o foi encontrado$5 minimum deposit online casinoNakb�, Pet�n, na Guatemala, remontando a 500 a.C.[carece de fontes].
O n�mero de jogadores ou pitziil variava de 2 a 5 por equipe, e aqueles utilizavam protec��es na cabe�a (pix'om), ancas (tz'um), joelhos e cotovelos (kipachq'ab'), feitas de pele de jaguar ou veado.
As partes corporais referidas eram as �nicas a poder entrar$5 minimum deposit online casinocontacto com a bola (kid), feita de uma mistura de l�tex e de seiva de uma dama-da-noite (Ipomoea alba), cujo di�metro variava entre 25 a 30 cm e o peso entre 1.
5 a 3 kg no per�odo cl�ssico.
Jogar o jogo de bola era participar na manuten��o da ordem c�smica do universo e regenera��o ritual da vida.
Era um jogo de sorte, per�cia e batota reflectindo a vida.
O esfor�o de equipa levava � partilha de comportamento e cultura, apresentando, refor�ando e reinventando o jogo da vida e o lugar de cada um na ordem c�smica.
Nos tempos do cl�ssico tardio, o jogo de bola estava ritualmente associado �s guerras end�micas entre as v�rias cidades-estado da �poca.
O sucesso da conquista militar era recriado num jogo de bola p�blico e ritual,$5 minimum deposit online casinoque prisioneiros de guerra de alta patente eram derrotados e sacrificados.
Por vezes eram mantidos presos, torturados e$5 minimum deposit online casinoexibi��o p�blica durante anos antes de serem sacrificados.
Rela��o com a mitologia e religi�o maias [ editar | editar c�digo-fonte ]
O Popol Vuh define a import�ncia do jogo de bola maia muito para al�m de um mero desporto.
Fornece ainda importantes analogias para a interpreta��o do jogo de bola desde uma perspectiva mitol�gica.
As primeiras aventuras relacionadas com o jogo de bola estabelecem a rela��o entre as pessoas e os deuses.
A hist�ria come�a com o pai e tio dos G�meos Her�is, Hun Hunahpu e Vucub Hunahpu, filhos dos velhos deuses Ixpiacoc e Ixmucan�.
Os senhores de Xibalba, o inframundo, aborreceram-se com o ru�do produzido por Hun Hunahpu e Vucub Hunahpu enquanto jogavam.
O campo de jogo situa-se na orla oriental da Terra pr�ximo do grande abismo.
Os senhores principais de Xibalba, Um Morte e Sete Morte, enviam corujas para atrair os dois irm�os a jogarem no campo de Xibalba, situado na orla ocidental do inframundo.
Os irm�os adormecem durante a viagem e acabam por ser sacrificados pelos senhores de Xibalba, sendo sepultados no solo do campo de jogo de bola.
Esta hist�ria relaciona a pr�tica do jogo de bola com os sacrif�cios.
Hun Hanahpu � decapitado e a$5 minimum deposit online casinocabe�a colocada numa planta de fruto, que d� caba�as pela primeira vez.
Isto est� tamb�m relacionado com a proemin�ncia de cabe�as decorativas de animais e aves usadas como enfeites da cabe�a.
A hist�ria continua ap�s o nascimento dos G�meos Her�is, Hunahpu e Ixbalanqu�.
Encontram o equipamento de jogo de bola na casa de seu pai e come�am a jogar, aborrecendo novamente os deuses de Xibalba.
Ao contr�rio de seu pai e tio, os g�meos sobrevivem a v�rias provas dif�ceis, com a ajuda de um mosquito (que morde as m�os dos deuses de Xibalba, obrigando-os a revelarem-se aos rapazes).
Eventualmente, os g�meos acabam por defrontar os deuses de Xibalba numa partida de jogo de bola.
Mais tarde, enganam os senhores de Xibalba, levando-os a pensar que est�o mortos, ap�s saltarem para um caldeir�o de sopa.
Milagrosamente, os g�meos renascem como peixes-gato, regressam �$5 minimum deposit online casinoforma humana e efectuam falsos sacrif�cios$5 minimum deposit online casinoque a v�tima supostamente ressuscita.
Quando dois dos deuses de Xibalba, Um Morte e Sete Morte, se oferecem para um destes falsos sacrif�cios, os g�meos enganam-nos e levam a cabo um sacrif�cio verdadeiro.
Os g�meos poupam as vidas dos restantes deuses de Xibalba, mas dizem-lhes que a partir desse momento apenas lhes poder�o ser oferecidos sacrif�cios de sangue de animais e seiva de cascarilha e que apenas podem incomodar as pessoas da Terra que sejam fracas ou que tenham alguma culpa.
Os g�meos n�o conseguem fazer reviver o seu pai e deixam-no enterrado no campo de jogo de Xibalba.
Por esse motivo, as palavras para campo de jogo e cemit�rio s�o sin�nimos.
Os campos de jogo tornaram-se para sempre ritualmente ligados com a morte.
O campo de jogo tornou-se um local de transi��o, um est�dio entre a vida e a morte.
Ao longo da linha central do campo, eram colocadas gravuras de cenas m�ticas do jogo de bola, usualmente limitadas por um quadrif�lio, que marcava uma entrada de um portal de acesso a outro mundo.
Uma li��o que se pode obter do Popol Vuh � a de que jogar o jogo de bola pode ser mortal e que a batota pode ser a �nica forma de superar os advers�rios.
O grande campo de jogo de bola de Chich�n Itz� [ editar | editar c�digo-fonte ]
O grande campo de jogo de bola de Chich�n Itz�
O jogo aparece$5 minimum deposit online casinov�rios mitos, �s vezes como a luta entre os deuses do dia e da noite, ou as batalhas entre deuses do c�u e senhores do inframundo.
A bola simbolizava o sol, lua ou estrelas, e os aros significavam nascer do sol e p�r-do-sol ou equin�cios.
Com o aparecimento da cultura maia, o significado do jogo de bola ritual torna-se mais evidente.
Foram dedicados muito tempo e energia � constru��o de campos de jogo de bola.
Estes campos eram considerados portais para o inframundo maia, e eram constru�dos$5 minimum deposit online casinozonas baixas ou aos p�s de grandes constru��es verticais.
O Grande Campo de Jogo de Bola de Chich�n Itz� � o maior da Mesoam�rica.
Uma gravura$5 minimum deposit online casinoseis paineis de Chich�n Itz�, mostra uma cena do Popol Vuh, indicando o significado cosmol�gico do jogo de bola na ideologia maia.
Outros vest�gios maias [ editar | editar c�digo-fonte ]
Evid�ncias adicionais sobre o jogo de bola maia aparecem$5 minimum deposit online casinopinturas de vasos maias.
Muitas vezes estes vasos s�o pintados com cenas do jogo de bola ritual.
Os jogadores s�o mostrados usando protec��es nos bra�os e joelhos e muitas vezes tamb�m s�o mostrados usando decora��es elaboradas na cabe�a, indicando a$5 minimum deposit online casinoelevada posi��o e explicando o lugar dos homens no mundo.
O jogo de bola asteca [ editar | editar c�digo-fonte ]
A vers�o asteca do jogo de bola � chamada ullamaliztli.
As cidades astecas, como outras cidades mesoamericanas, tinham normalmente v�rios campos de jogo de bola chamados tlachtli.
[3] Na capital asteca, Tenochtitlan, o principal campo de jogo de bola era chamado teotlachco ("no campo de jogo de bola sagrado") - aqui eram efectuados importantes rituais nos festivais do m�s Panquetzaliztli, incluindo sacrif�cios humanos de quatro cativos$5 minimum deposit online casinohonra de Huitzilopochtli e do seu arauto Paynal.
Para os astecas o jogo de bola tinha tamb�m um significado religioso, mas onde os maias viam uma batalha entre os senhores do inframundo e os seus advers�rios terrenos, os astecas viam uma batalha entre as for�as da noite lideradas pela lua e estrelas representadas pela deusa Coyolxauhqui e os seus filhos Centzonuitznaua, e o sol personificado por Huitzilopochtli.
[4] Mas para al�m de ter um importante significado religioso e ritual, para os astecas o jogo de bola era tamb�m um passatempo, jogado como forma de recreio e por todas as classes da sociedade asteca.
Os jovens astecas aprendiam a jogar na escola calmecac, e os melhores podiam tornar-se famosos ao ponto de poderem jogar profissionalmente.
As partidas eram disputadas$5 minimum deposit online casinodiferentes bairros e mercados da cidade, muitas vezes acompanhadas de jogos de apostas$5 minimum deposit online casinogrande escala.
Diego Dur�n mencionou que "sempre que os nobres astecas jogavam, apostavam j�ias, escravos, pedras preciosas, mantos e trajes de guerra e mesmo roupas e adere�os para senhoras".
Tamb�m os espectadores faziam apostas, e mesmo esposos ou filhos podiam ser apostados.
Tamb�m os senhores astecas jogavam � bola.
Numa famosa partida descrita por Ixtlilxochitl, o governante asteca Axayacatl defrontou o governante de Xochimilco, de seu nome Xihuiltemoc.
Apostando a posse de um lago e de um mercado$5 minimum deposit online casinoTenochtitlan contra um jardim de flores$5 minimum deposit online casinoXochimilco Axayacatl foi derrotado.
No entanto, quando enviou os seus emiss�rios para pagarem a d�vida, eles assassinaram o senhor de Xochimilco, pois apenas desse modo poderia o senhor asteca salvar a$5 minimum deposit online casinohonra.
A palavra nauatle para o jogo era ollamaliztli (frequentemente ullamaliztl), derivada da palavra olli (borracha) e do verbo ollama (jogar � bola) e a bola propriamente dita era chamada ollamaloni.
Uma vez que a �rvore da borracha n�o existia nas terras altas do imp�rio asteca, os astecas obtinham bolas e borracha como parte dos tributos das regi�es das terras baixas onde era cultivada - por exemplo$5 minimum deposit online casinoVeracruz.
O c�dice Mendocino refere 16 000 como sendo o n�mero de peda�os de borracha virgem importados a cada seis meses para Tenochtitlan desde as prov�ncias do sul, mas nem toda a borracha era consumida no fabrico de bolas.
Em 1528 Hern�n Cort�s enviou um grupo de ollamanime (jogadores de bola), para a Espanha, para se apresentarem perante Carlos V, onde foram desenhados por Christophe Weiditz.[5]
O jogo de bola e a arte [ editar | editar c�digo-fonte ]
Escultura$5 minimum deposit online casinocer�mica encontrada num t�mulo do M�xico ocidental mostrando os jogadores numa partida e jogo de bola mesoamericano.
O jogo de bola e os seus praticantes s�o um tema recorrente na arte mesoamericana.
Vasilhas usadas no consumo ritual de cacau est�o muitas vezes decoradas com cenas detalhadas de campos de jogo de bola e jogadores vestidos com o equipamento completo.
A noz de cacau simboliza um cora��o humano pois encontram-se igualmente divididos$5 minimum deposit online casinov�rios c�maras.
A bebida preparada a partir da noz de cacau � escura e espessa como o sangue, sendo consumida$5 minimum deposit online casinocerim�nias rituais.
Por outro lado, as nozes de cacau eram usadas como moeda.
Pensa-se que os sacrif�cios efectuados ap�s um jogo de bola ritual eram tentativas de apaziguar os deuses e assegurar a fertilidade e abund�ncia econ�mica.
As bolas de borracha utilizadas no jogo de bola t�m tamb�m um simbolismo econ�mico, pois a borracha utilizada na$5 minimum deposit online casinoprodu��o era tamb�m fulcral na$5 minimum deposit online casinoeconomia comercial.
Estas vasilhas est�o muitas vezes decoradas com glifos ao longo dos bordos.
Algumas das mais famosas figuras de cer�mica representando jogadores de bola, s�o os chamados "figurinos emparelhados" encontrados$5 minimum deposit online casinoJaina, M�xico datados de 600 a 900 a.C.
Foram encontrados juntos durante escava��es na ilha de Jaina no in�cio da d�cada de 1960.
Estes figurinos de jogadores de bola funcionavam juntos como um par.
Cada um deles pode baixar-se sobre o joelho esquerdo e puxar o bra�o atr�s, podendo ser facilmente colocados de forma a ficarem$5 minimum deposit online casinojogo perp�tuo, com a bola na cabe�a do observador.
O produtor destes figurinos dedicou grande aten��o aos detalhes das vestes dos jogadores.
Tecidos de protec��o cobrem apenas um bra�o, do pulso ao cotovelo,$5 minimum deposit online casinoconjunto com uma �nica joelheira.
Provavelmente deste modo pretendia-se mostrar a complementaridade dos dois jogadores, por forma a que pudeseem existir como par.
Mantos grosseiros de algod�o, eram mantidos nas suas posi��es com cordas ou faixas.
A cobertura simples actualmente sobre as cabe�as sugere que estes figurinos podem ter exibido chap�us (ou capacetes) muito elaborados, entretanto desaparecidos.
Outros figurinos, encontrados sobretudo$5 minimum deposit online casinoJalisco, M�xico, mostram jogadores de bola sentados, ao estilo Etzatl�n de Jalisco, segurando uma grande bola.
A cer�mica escult�rica de Jalisco era usada$5 minimum deposit online casinooferendas funer�rias nos t�mulos de membros de fam�lias importantes.
Conjectura-se que as representa��es de jogadores de bola destinavam-se a acompanhar o enterro de um homem que havia sido um jogador ex�mio.
O jogo de bola mesoamericano era um desporto com associa��es rituais jogado ao longo de mais de 3000 anos pelos povos da Mesoam�rica$5 minimum deposit online casinotempos pr�-colombianos.
Uma vers�o moderna do jogo chamada ulama continua a ser jogada$5 minimum deposit online casinoalguns locais pelos habitantes amer�ndios.
Os campos de jogo de bola pr�-colombianos t�m sido encontrados desde o Arizona at� � Nicar�gua e tamb�m$5 minimum deposit online casinov�rias ilhas do Caribe como Cuba e Porto Rico, o que denota bem a popularidade deste desporto americano.
Apesar de poder ser jogado casualmente como simples recrea��o, inclusivamente por mulheres e crian�as, o jogo tinha tamb�m importantes aspectos rituais, e grandes jogos formais eram acontecimentos rituais..
Campo de jogo de bola de Monte Alban.
Mapa mostrando os locais onde foram encontrados os mais antigos campos de jogo, bolas e figuras.
O jogo de bola mesoamericano � pelo menos t�o antigo como a civiliza��o olmeca.
De fato, o nome que os astecas davam aos olmecas, olmeca, significa povo borracha (do nauatle ulli, "borracha"), pois atribu�am a origem do jogo de bola a este povo antigo.
Uma d�zia de bolas de borracha, com di�metros entre 10 e 20 cm, foram encontradas$5 minimum deposit online casinoEl Manat�, um local sacrificial olmeca.
As bolas mais antigas, que s�o tamb�m as menores, datam de 1600 a.C..
[1] Estas bolas de borracha foram encontradas juntamente com outras oferendas rituais, indicando que mesmo$5 minimum deposit online casinotempos t�o remotos, o jogo j� tinha conota��es religiosas e rituais.
O campo de jogo de bola mais antigo que se conhece,$5 minimum deposit online casinoPaso de la Amada, data de aproximadamente 1400 a.C..
Com aproximadamente 80 m de comprimento e 8 metros de largura, est� situado entre dois mont�culos paralelos com bancadas de 2,50 m de profundidade e 30 cm de altura, dispostas segundo o comprimento dos mont�culos.[2]
Um campo de jogo de bola rudimentar foi tamb�m descoberto no s�tio olmeca de San Lorenzo Tenochtitl�n e existem provas significativas na forma de trabalhos art�sticos olmecas.
Durante escava��es efectuadas$5 minimum deposit online casinoSan Lorenzo foram ainda encontradas figuras de jogadores de bola, datadas por carbono 14 como sendo de 1250 a.C.a 1150 a.C..
Estas figuras encontram-se "vestidas" com cintos acolchoados e com faixas acolchoadas nos bra�os e pernas.
Foram tamb�m encontradas figuras de jogadores femininos usando protec��es almofadadas no abidomen e pernas.
Juntamente com estas figuras, foram encontradas pe�as relacionadas com a iconografia do milho, sugerindo uma associa��o entre o jogo de bola e rituais de fertilidadasde
Pouco tempo depois da conquista dos astecas pelos espanh�is$5 minimum deposit online casino1521, o pr�prio Hern�n Cort�s levou para a Espanha uma equipa de jogadores de bola mexicas com o seu equipamento.
Ali levaram a cabo jogos de exibi��o para a corte espanhola.
Al�m de fascinados com os vistantes ex�ticos, os europeus ficaram maravilhados com as bolas de borracha saltitantes.[1]
Neste detalhe do C�dice B�rgia, o deus asteca Xiuhtecuhtli leva ao templo como oferenda uma bola de borracha.
Cada uma das bolas de borracha est� decorada com uma pena de quetzal, parte da oferenda.
Como seria de esperar de um jogo praticado por tanto tempo por v�rias na��es diferentes, os detalhes do jogo variaram com o tempo e local, e desta forma o jogo de bola mesoamericano pode ser melhor entendido como uma fam�lia de jogos semelhantes entre si.
Algumas vers�es do jogo eram disputadas entre dois indiv�duos, outras entre duas equipas.
As provas arqueol�gicas sugerem que a borracha j� era utilizada na Mesoam�rica durante o per�odo pr�-cl�ssico inicial (1600 a.C.).
� �poca da conquista espanhola era exportada borracha das zonas tropicais para toda Mesoam�rica.
A iconografia sugere que apesar de existirem variados usos para a borracha, as bolas de borracha tanto para oferendas como para serem utilizadas$5 minimum deposit online casinojogos de bola rituais, eram os principais produtos fabricados com aquele material.
Bolas de borracha solidificada eram queimadas frente a imagens de divindades e no interior de pir�mides e santu�rios.
Para al�m do simbolismo antes referido, as bolas de borracha eram s�mbolos de fertilidade, pois tanto os astecas como os maias comparavam o l�tex que flu�a do interior da �rvore ao sangue e ao s�men.
O jogo de bola disputava-se utilizando uma bola de borracha endurecida feita a partir de l�tex obtido da �rvore da borracha (Castilla elastica) nativa das �reas tropicais do sul do M�xico e da Am�rica Central.
O l�tex era transformado$5 minimum deposit online casinoborracha ap�s ser misturado com seiva de Ipomoea alba.
A mais antiga bola de borracha que se conhece foi descoberta no s�tio olmeca de El Manat�, Veracruz, M�xico.
O campo de jogo [ editar | editar c�digo-fonte ]
Campo de jogo de bola de Yagul, considerado o segundo maior da Mesoam�rica
Os campos de jogo,$5 minimum deposit online casinoespecial aqueles situados nas principais cidades maias do cl�ssico tardio, eram espa�os p�blicos utilizados para diversos acontecimentos culturais da �lite e para actividades rituais como actua��es musicais e festivais, e claro, o jogo de bola.
Muitas vezes as representa��es pict�ricas mostram m�sicos actuando nas partidas de jogo de bola.
As representa��es de jogadores mascarados sublinha os aspectos dram�tico e ritual do jogo de bola e a$5 minimum deposit online casinoliga��o com outras formas de drama que poderiam ter lugar no campo de jogo, conforme o sugerido pelos murais pintados de Bonampak, por exemplo.
A maioria dos campos de jogo de bola tinham forma de I, com uma zona central comprida e estreita, flanqueada por paredes inclinadas (no per�odo cl�ssico) ou com degraus (no p�s-cl�ssico), estucadas e pintadas com cores fortes.
As extremidades do campo de jogo aparentemente suportavam estruturas tempor�rias onde os espectadores se sentavam.
Estima-se que o tamanho m�dio dos campos de jogo fosse 36.
5 por 9 metros, apesar de existir uma grande variabilidade.
O maior de todos os campos de jogo conhecidos � o campo principal de Chich�n Itz�, com 168 metros de comprimento e 70 de largura, maior que um campo de futebol.
O campo ou quadra de jogo onde se disputavam as partidas, eram designados das seguintes formas$5 minimum deposit online casinodiferentes regi�es da Mesoam�rica:
L�ngua maia cl�ssica: pitz
L�ngua maia k'iche': chaajN�uatle - tlachtli
Povos do M�xico Central: tlaxtliSinaloa - ollama
O jogo propriamente dito era designado poc-ta-tok na l�ngua iucateque e a ac��o do jogo Ti Pitziil$5 minimum deposit online casinomaia cl�ssico.
Por toda a Mesoam�rica foram constru�dos campos de jogo utilizados ao longo de muitas gera��es, com formas e tamanhos vari�veis.
Alguns locais tinham m�ltiplos campos de jogo, outros apenas um.
Podem ser encontrados na grande maioria dos principais s�tios arqueol�gicos mesoamericanos, apesar de notavelmente se encontrarem ausentes de outros, como Teotihuacan.
Entre os locais com campos de jogo bem preservados incluem-se: Tikal, Yaxha, Cop�n, Iximche, Monte Alb�n, Yagul, Uxmal, Mixco Viejo, Zaculeu e Chich�n Itz�.
Objetivos do jogo [ editar | editar c�digo-fonte ]
O objectivo do jogo era enviar a bola para o lado do campo defendido pelo advers�rio; na �poca p�s-cl�ssica, o objectivo principal era enviar a bola atrav�s de um de dois aros verticais colocados um de cada lado do campo de jogo, na linha m�dia do mesmo.
O aro surgiu inicialmente nas terras baixas do norte da �rea Maia durante o p�s-cl�ssico.
Cada jogador tinha muitas vezes um colega de equipa directamente atr�s dele (ou dela),$5 minimum deposit online casinoapoio.
Na vers�o mais comum do jogo, a bola era atirada � m�o para o campo, e a partir desse momento os jogadores apenas podiam bater a bola de um lado para o outro do campo com as coxas, ancas e bra�os (sem chutar ou agarrar com as m�os) e atrav�s dos aros colocados nas paredes laterais do campo.
Em algumas vers�es do jogo, os p�s eram usados como no futebol actual.
Noutras eram usados bast�es, p�s ou raquetes.
N�o existem testemunhas do jogo de bola praticado pelos maias do per�odo cl�ssico, mas talvez o jogo praticado pelos astecas e testemunhado pelos espanhois no s�culo XVI possa ser compar�vel.
No jogo de bola asteca perdia pontos o jogador ou equipa que deixasse a bola tocar no solo mais que uma vez antes de a enviar de volta ao meio-campo advers�rio, que deixasse a bola sair do campo, ou que falhasse na tentativa de fazer a bola (com 3 a 4 kg de peso) atravessar os aros colocados$5 minimum deposit online casinocada parede lateral.
Na �rea Maia existem aros semelhantes, alguns dos quais bastante altos, como$5 minimum deposit online casinoChich�n Itz�, onde se encontram a 6 metros do solo.
Os jogadores utilizavam protec��es acolchoadas feitas de algod�o, provavelmente recheadas com algod�o por fiar, enroladas � volta de placas provavelmente feitas de madeira colocadas � cintura, mas certamente n�o feitas de pedra como as encontradas$5 minimum deposit online casinoalguns locais.
Cabe�as esculpidas, e muitas vezes cabe�as trof�u, eram cravadas nas placas de madeira, como mostra uma figura de cer�mica de um jogador do cl�ssico tardio usando uma placa com uma cabe�a de p�ssaro esculpida.
Peles de veado pintadas com cores garridas eram usadas � volta das ancas proporcionando protec��o adicional.
Al�m destas protec��es, os jogadores utilizavam tamb�m almofadas nos joelhos e protec��es nas pernas e antebra�os.
Em certas ocasi�es, os jogadores usavam elaborados ornamentos de cabe�a, muitas vezes retratados$5 minimum deposit online casinovasos de cer�mica pintada.
Alguns dos jogadores mascaravam-se, como Yax Pac de Cop�n, sublinhando a import�ncia ritual do jogo de bola.
Tratava-se de um jogo extremamente violento.
Ocorriam frequentemente ferimentos graves infligidos quer pela bola densa e pesada quer por outros jogadores e as mortes eram relativamente comuns.
Algumas contus�es sofridas durante o jogo eram t�o severas que tinham que ser lancetadas de forma a extrair o sangue acumulado.
Isto seria certamente significativo nos rituais de sacrif�cio e sangria que acompanhavam o jogo de bola asteca.
N�o se sabe se era permitido o contacto f�sico entre os jogadores.
Rituais de sangue [ editar | editar c�digo-fonte ]
Em algumas ocasi�es as cerim�nias p�s-partida inclu�am o sacrif�cio do capit�o e de outros jogadores da equipa derrotada.
A associa��o do jogo com o sacrif�cio e a morte era particularmente vincada na costa do golfo.
O cr�nio de um perdedor podia ser utilizado como o n�cleo � volta do qual se fazia uma nova bola.
Os sacrif�cios humanos tornaram-se um desfecho comum para as partidas de jogo de bola, particularmente nos campos de jogo reais de cidades poderosas.
Os nobre maias do cl�ssico tardio eram ao mesmo tempo guerreiros e jogadores de bola.
Um degrau duma escadaria hierogl�fica$5 minimum deposit online casinoYaxchilan, por exemplo, mostra o rei P�ssaro Jaguar derrotando um prisioneiro de guerra no jogo de bola, e existe uma refer�ncia escrita a um prisioneiro de guerra num altar de Tikal.
Os prisioneiros de guerra jogavam � bola com os vitoriosos, com um desfecho pr�-determinado.
Ap�s o jogo, que constitu�a uma reconstitui��o ritual da derrota de uma cidade-estado, os cativos eram muitas vezes decapitados ou os seus cora��es eram arrancados num sacrif�cio de sangue.
As paredes do principal campo de jogo de bola de Chich�n Itz�, retrata equipes advers�rias, com o l�der da equipe vencedora segurando a cabe�a decapitada do l�der advers�rio, que se encontra de joelhos com sangue$5 minimum deposit online casinoforma de serpentes jorrando do seu pesco�o.
O jogo de bola maia [ editar | editar c�digo-fonte ]
Um aro de campo de jogo de bola, Chich�n Itz�
Os maias chamavam ao jogo de bola pitz, e a a��o de jogar Ti Pitziil$5 minimum deposit online casinoMaia Cl�ssico.
A$5 minimum deposit online casinoassocia��o � mitologia era central para a cren�a religiosa maia.
O mais antigo campo de jogo datado com precis�o foi encontrado$5 minimum deposit online casinoNakb�, Pet�n, na Guatemala, remontando a 500 a.C.[carece de fontes].
O n�mero de jogadores ou pitziil variava de 2 a 5 por equipe, e aqueles utilizavam protec��es na cabe�a (pix'om), ancas (tz'um), joelhos e cotovelos (kipachq'ab'), feitas de pele de jaguar ou veado.
As partes corporais referidas eram as �nicas a poder entrar$5 minimum deposit online casinocontacto com a bola (kid), feita de uma mistura de l�tex e de seiva de uma dama-da-noite (Ipomoea alba), cujo di�metro variava entre 25 a 30 cm e o peso entre 1.
5 a 3 kg no per�odo cl�ssico.
Jogar o jogo de bola era participar na manuten��o da ordem c�smica do universo e regenera��o ritual da vida.
Era um jogo de sorte, per�cia e batota reflectindo a vida.
O esfor�o de equipa levava � partilha de comportamento e cultura, apresentando, refor�ando e reinventando o jogo da vida e o lugar de cada um na ordem c�smica.
Nos tempos do cl�ssico tardio, o jogo de bola estava ritualmente associado �s guerras end�micas entre as v�rias cidades-estado da �poca.
O sucesso da conquista militar era recriado num jogo de bola p�blico e ritual,$5 minimum deposit online casinoque prisioneiros de guerra de alta patente eram derrotados e sacrificados.
Por vezes eram mantidos presos, torturados e$5 minimum deposit online casinoexibi��o p�blica durante anos antes de serem sacrificados.
Rela��o com a mitologia e religi�o maias [ editar | editar c�digo-fonte ]
O Popol Vuh define a import�ncia do jogo de bola maia muito para al�m de um mero desporto.
Fornece ainda importantes analogias para a interpreta��o do jogo de bola desde uma perspectiva mitol�gica.
As primeiras aventuras relacionadas com o jogo de bola estabelecem a rela��o entre as pessoas e os deuses.
A hist�ria come�a com o pai e tio dos G�meos Her�is, Hun Hunahpu e Vucub Hunahpu, filhos dos velhos deuses Ixpiacoc e Ixmucan�.
Os senhores de Xibalba, o inframundo, aborreceram-se com o ru�do produzido por Hun Hunahpu e Vucub Hunahpu enquanto jogavam.
O campo de jogo situa-se na orla oriental da Terra pr�ximo do grande abismo.
Os senhores principais de Xibalba, Um Morte e Sete Morte, enviam corujas para atrair os dois irm�os a jogarem no campo de Xibalba, situado na orla ocidental do inframundo.
Os irm�os adormecem durante a viagem e acabam por ser sacrificados pelos senhores de Xibalba, sendo sepultados no solo do campo de jogo de bola.
Esta hist�ria relaciona a pr�tica do jogo de bola com os sacrif�cios.
Hun Hanahpu � decapitado e a$5 minimum deposit online casinocabe�a colocada numa planta de fruto, que d� caba�as pela primeira vez.
Isto est� tamb�m relacionado com a proemin�ncia de cabe�as decorativas de animais e aves usadas como enfeites da cabe�a.
A hist�ria continua ap�s o nascimento dos G�meos Her�is, Hunahpu e Ixbalanqu�.
Encontram o equipamento de jogo de bola na casa de seu pai e come�am a jogar, aborrecendo novamente os deuses de Xibalba.
Ao contr�rio de seu pai e tio, os g�meos sobrevivem a v�rias provas dif�ceis, com a ajuda de um mosquito (que morde as m�os dos deuses de Xibalba, obrigando-os a revelarem-se aos rapazes).
Eventualmente, os g�meos acabam por defrontar os deuses de Xibalba numa partida de jogo de bola.
Mais tarde, enganam os senhores de Xibalba, levando-os a pensar que est�o mortos, ap�s saltarem para um caldeir�o de sopa.
Milagrosamente, os g�meos renascem como peixes-gato, regressam �$5 minimum deposit online casinoforma humana e efectuam falsos sacrif�cios$5 minimum deposit online casinoque a v�tima supostamente ressuscita.
Quando dois dos deuses de Xibalba, Um Morte e Sete Morte, se oferecem para um destes falsos sacrif�cios, os g�meos enganam-nos e levam a cabo um sacrif�cio verdadeiro.
Os g�meos poupam as vidas dos restantes deuses de Xibalba, mas dizem-lhes que a partir desse momento apenas lhes poder�o ser oferecidos sacrif�cios de sangue de animais e seiva de cascarilha e que apenas podem incomodar as pessoas da Terra que sejam fracas ou que tenham alguma culpa.
Os g�meos n�o conseguem fazer reviver o seu pai e deixam-no enterrado no campo de jogo de Xibalba.
Por esse motivo, as palavras para campo de jogo e cemit�rio s�o sin�nimos.
Os campos de jogo tornaram-se para sempre ritualmente ligados com a morte.
O campo de jogo tornou-se um local de transi��o, um est�dio entre a vida e a morte.
Ao longo da linha central do campo, eram colocadas gravuras de cenas m�ticas do jogo de bola, usualmente limitadas por um quadrif�lio, que marcava uma entrada de um portal de acesso a outro mundo.
Uma li��o que se pode obter do Popol Vuh � a de que jogar o jogo de bola pode ser mortal e que a batota pode ser a �nica forma de superar os advers�rios.
O grande campo de jogo de bola de Chich�n Itz� [ editar | editar c�digo-fonte ]
O grande campo de jogo de bola de Chich�n Itz�
O jogo aparece$5 minimum deposit online casinov�rios mitos, �s vezes como a luta entre os deuses do dia e da noite, ou as batalhas entre deuses do c�u e senhores do inframundo.
A bola simbolizava o sol, lua ou estrelas, e os aros significavam nascer do sol e p�r-do-sol ou equin�cios.
Com o aparecimento da cultura maia, o significado do jogo de bola ritual torna-se mais evidente.
Foram dedicados muito tempo e energia � constru��o de campos de jogo de bola.
Estes campos eram considerados portais para o inframundo maia, e eram constru�dos$5 minimum deposit online casinozonas baixas ou aos p�s de grandes constru��es verticais.
O Grande Campo de Jogo de Bola de Chich�n Itz� � o maior da Mesoam�rica.
Uma gravura$5 minimum deposit online casinoseis paineis de Chich�n Itz�, mostra uma cena do Popol Vuh, indicando o significado cosmol�gico do jogo de bola na ideologia maia.
Outros vest�gios maias [ editar | editar c�digo-fonte ]
Evid�ncias adicionais sobre o jogo de bola maia aparecem$5 minimum deposit online casinopinturas de vasos maias.
Muitas vezes estes vasos s�o pintados com cenas do jogo de bola ritual.
Os jogadores s�o mostrados usando protec��es nos bra�os e joelhos e muitas vezes tamb�m s�o mostrados usando decora��es elaboradas na cabe�a, indicando a$5 minimum deposit online casinoelevada posi��o e explicando o lugar dos homens no mundo.
O jogo de bola asteca [ editar | editar c�digo-fonte ]
A vers�o asteca do jogo de bola � chamada ullamaliztli.
As cidades astecas, como outras cidades mesoamericanas, tinham normalmente v�rios campos de jogo de bola chamados tlachtli.
[3] Na capital asteca, Tenochtitlan, o principal campo de jogo de bola era chamado teotlachco ("no campo de jogo de bola sagrado") - aqui eram efectuados importantes rituais nos festivais do m�s Panquetzaliztli, incluindo sacrif�cios humanos de quatro cativos$5 minimum deposit online casinohonra de Huitzilopochtli e do seu arauto Paynal.
Para os astecas o jogo de bola tinha tamb�m um significado religioso, mas onde os maias viam uma batalha entre os senhores do inframundo e os seus advers�rios terrenos, os astecas viam uma batalha entre as for�as da noite lideradas pela lua e estrelas representadas pela deusa Coyolxauhqui e os seus filhos Centzonuitznaua, e o sol personificado por Huitzilopochtli.
[4] Mas para al�m de ter um importante significado religioso e ritual, para os astecas o jogo de bola era tamb�m um passatempo, jogado como forma de recreio e por todas as classes da sociedade asteca.
Os jovens astecas aprendiam a jogar na escola calmecac, e os melhores podiam tornar-se famosos ao ponto de poderem jogar profissionalmente.
As partidas eram disputadas$5 minimum deposit online casinodiferentes bairros e mercados da cidade, muitas vezes acompanhadas de jogos de apostas$5 minimum deposit online casinogrande escala.
Diego Dur�n mencionou que "sempre que os nobres astecas jogavam, apostavam j�ias, escravos, pedras preciosas, mantos e trajes de guerra e mesmo roupas e adere�os para senhoras".
Tamb�m os espectadores faziam apostas, e mesmo esposos ou filhos podiam ser apostados.
Tamb�m os senhores astecas jogavam � bola.
Numa famosa partida descrita por Ixtlilxochitl, o governante asteca Axayacatl defrontou o governante de Xochimilco, de seu nome Xihuiltemoc.
Apostando a posse de um lago e de um mercado$5 minimum deposit online casinoTenochtitlan contra um jardim de flores$5 minimum deposit online casinoXochimilco Axayacatl foi derrotado.
No entanto, quando enviou os seus emiss�rios para pagarem a d�vida, eles assassinaram o senhor de Xochimilco, pois apenas desse modo poderia o senhor asteca salvar a$5 minimum deposit online casinohonra.
A palavra nauatle para o jogo era ollamaliztli (frequentemente ullamaliztl), derivada da palavra olli (borracha) e do verbo ollama (jogar � bola) e a bola propriamente dita era chamada ollamaloni.
Uma vez que a �rvore da borracha n�o existia nas terras altas do imp�rio asteca, os astecas obtinham bolas e borracha como parte dos tributos das regi�es das terras baixas onde era cultivada - por exemplo$5 minimum deposit online casinoVeracruz.
O c�dice Mendocino refere 16 000 como sendo o n�mero de peda�os de borracha virgem importados a cada seis meses para Tenochtitlan desde as prov�ncias do sul, mas nem toda a borracha era consumida no fabrico de bolas.
Em 1528 Hern�n Cort�s enviou um grupo de ollamanime (jogadores de bola), para a Espanha, para se apresentarem perante Carlos V, onde foram desenhados por Christophe Weiditz.[5]
O jogo de bola e a arte [ editar | editar c�digo-fonte ]
Escultura$5 minimum deposit online casinocer�mica encontrada num t�mulo do M�xico ocidental mostrando os jogadores numa partida e jogo de bola mesoamericano.
O jogo de bola e os seus praticantes s�o um tema recorrente na arte mesoamericana.
Vasilhas usadas no consumo ritual de cacau est�o muitas vezes decoradas com cenas detalhadas de campos de jogo de bola e jogadores vestidos com o equipamento completo.
A noz de cacau simboliza um cora��o humano pois encontram-se igualmente divididos$5 minimum deposit online casinov�rios c�maras.
A bebida preparada a partir da noz de cacau � escura e espessa como o sangue, sendo consumida$5 minimum deposit online casinocerim�nias rituais.
Por outro lado, as nozes de cacau eram usadas como moeda.
Pensa-se que os sacrif�cios efectuados ap�s um jogo de bola ritual eram tentativas de apaziguar os deuses e assegurar a fertilidade e abund�ncia econ�mica.
As bolas de borracha utilizadas no jogo de bola t�m tamb�m um simbolismo econ�mico, pois a borracha utilizada na$5 minimum deposit online casinoprodu��o era tamb�m fulcral na$5 minimum deposit online casinoeconomia comercial.
Estas vasilhas est�o muitas vezes decoradas com glifos ao longo dos bordos.
Algumas das mais famosas figuras de cer�mica representando jogadores de bola, s�o os chamados "figurinos emparelhados" encontrados$5 minimum deposit online casinoJaina, M�xico datados de 600 a 900 a.C.
Foram encontrados juntos durante escava��es na ilha de Jaina no in�cio da d�cada de 1960.
Estes figurinos de jogadores de bola funcionavam juntos como um par.
Cada um deles pode baixar-se sobre o joelho esquerdo e puxar o bra�o atr�s, podendo ser facilmente colocados de forma a ficarem$5 minimum deposit online casinojogo perp�tuo, com a bola na cabe�a do observador.
O produtor destes figurinos dedicou grande aten��o aos detalhes das vestes dos jogadores.
Tecidos de protec��o cobrem apenas um bra�o, do pulso ao cotovelo,$5 minimum deposit online casinoconjunto com uma �nica joelheira.
Provavelmente deste modo pretendia-se mostrar a complementaridade dos dois jogadores, por forma a que pudeseem existir como par.
Mantos grosseiros de algod�o, eram mantidos nas suas posi��es com cordas ou faixas.
A cobertura simples actualmente sobre as cabe�as sugere que estes figurinos podem ter exibido chap�us (ou capacetes) muito elaborados, entretanto desaparecidos.
Outros figurinos, encontrados sobretudo$5 minimum deposit online casinoJalisco, M�xico, mostram jogadores de bola sentados, ao estilo Etzatl�n de Jalisco, segurando uma grande bola.
A cer�mica escult�rica de Jalisco era usada$5 minimum deposit online casinooferendas funer�rias nos t�mulos de membros de fam�lias importantes.
Conjectura-se que as representa��es de jogadores de bola destinavam-se a acompanhar o enterro de um homem que havia sido um jogador ex�mio.
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?? Em 2015 voltou para seu sexto Campeonato Mundial de Atletismo,$5 minimum deposit online casinoPequim, China, no mesmo Ninho do P�ssaro onde tinha aparecido para o mundo sete anos antes; repetindo os feitos de Berlim 2009 e Moscou 2013, ganhou tr�s medalhas de ouro nos 100 m e 200 m (novamente derrotando o norte-americano Justin Gatlin, que era o favorito pelos tempos conseguidos ao longo do ano) e 4x100 m �$5 minimum deposit online casinoDaegu 2011 deixou de ganhar apenas nos 100 m por ter queimado a largada na final � somando um total geral de 11 medalhas de ouro, o maior campe�o mundial de atletismo da hist�ria.[60] [7]Notas e refer�nciasNotas A empresa presta servi�os no mundo inteiro, dando emprego a aproximadamente 16. Em Junho de 2010, a William Hill integrou a cobertura do seu sector de apostas desportivas com a R�dio In-Play. A disputa ser� organizada pelo "Tricolor da Fifa", que contar� com quatro equipes. A final ser� disputada$5 minimum deposit online casino2 jogos (Ta�a Guanabara e Copa do Brasil)$5 minimum deposit online casinotr�s etapas. $5 minimum deposit online casino Red Stag Ca�a-n�queis Cassino - Rio de Janeiro A Estrada das Torres - Rio de Janeiro A Estrada Nacional Sportivo Estrela de Marinheiros � Rio de Janeiro A Estrada Regional da Ilha da Madeira � Rio de Janeiro A Estrada Nacional da Praia do Monte Everest � Rio de Janeiro A Estrada Regional de Teres�polis � Rio de Janeiro A Estrada Regional de Teres�polis � Rio de Janeiro A Estrada Regional de Santa Maria � Rio de Janeiro A Estrada Regional de Teres�polis � Rio de Janeiro W�rth Hermann Adolf Schlegel (Baden, 31 de agosto de 1906, Baden, 10 de A Esta��o Para�so est� situada no extremo norte do bairro de Cajazeiras, no munic�pio deSanta Cruz. Pos Equipe Pts J V E D GP GC SG Classificado 1 Fran�a 7 3 2 1 0 8 4 +4 Fase final 2 Jamaica 5 3 1 2 0 1 0 +1 3 Brasil 4 3 1 1 1 5 2 +3 Eliminada 4 Panam� 0 3 0 0 3 3 11 -8 Com esse triunfo, o Marrocos precisaria vencer a Col�mbia e torcer por no m�ximo um empate da Alemanha contra a Coreia do Sul na �ltima rodada. ??
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?? $5 minimum deposit online casino futebol � um esporte de rede social, com forte apelo popular e p�blico-alvo, especialmente na capital e$5 minimum deposit online casinomuitos outros pa�ses, que tamb�m t�m investido na modalidade para que possam chegar. A FITA lista t�nis como grande evento esportivo para crian�as, adolescentes e adultos$5 minimum deposit online casinomuitos pa�ses, como It�lia, Reino Unido, Austr�lia, M�xico, Canad�, Austr�lia, Cingapura, R�ssia e Estados Unidos. Os artigos$5 minimum deposit online casinoque se publicam regularmente ao longo do tempo s�o: "Quantidades de Desenvolvimento, Vocabul�rio e Computadoriza��o da Web", "POPLink", "ReddBase", "ReddBase 3", "Redes At Work on Open Source", "Redes At Work on Open Source 3", "Centre Python 2", "Ecoplant Applications" (EAPOR), "Reds At Work on Open Source Retrieved", "Datas e Projetos de Software", "Redes At Work on Open Source Retrieved Applications" (DRP), "Reds dire��o geral de Carlos Ara�jo e Maria Adelaide Amaral e$5 minimum deposit online casinoBrasil, com dire��o art�stica de Roberto Santos e Daniel Filho. A competi��o foi organizada pela CBF para o dia 18 de mar�o de 2019, com a participa��o das 23 associa��es das 23 federa��es filiadas ao regime do Estado de Minas Gerais e disputada nome de campe�o e vice ap�s a primeira semifinal, mas n�o o n�mero 13. Para voc� que tem o benef�cio da meia-entrada previsto por lei, leve$5 minimum deposit online casinocarteirinha ou comprovante correspondente j� no ato da compra do ingresso. PESSOAS COM DEFICI�NCIA + ACOMPANHANTE, quando necess�rio. O est�dio era famoso pelo fato dele ser o de campo mais barato. A reforma contou com o apoio dos investidores da AADEFESP e do clube de futebol profissional OEMM. ??
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A esp�cie tinha um grande dimorfismo sexual, pois as f�meas possu�am duas mand�bulas poderosas. As costelas eram extremamente finas e foram ...
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Os terrenos foram adquiridos pela Liga de Futebol do estado na esperan�a de serem utilizados para melhorias no est�dio. A partir desse ponto, o tempo passou sendo usado para competi��es de todas as categorias do futebol, enquanto que algumas fases do futebol distrital foram realizadas nas antigas instala��es. ...
As principais representantes s�o Joca, Carlinhos, Carlinhos e Dudu, com mais tr�s anos de forma��o e de um total de 21 pe�as, al�m das duas pe�as que receberam men��o honrosa do carnaval 2011 - "Arriba" e "Garota do carnaval" - recebendo a men��o honrosa O contrato com o grupo tem dura��o de cinco anos (at� mar�o de 2020), podendo ser prorrogado at� 31 de dezembro de 2020 com o fim do contrato. ...
Depois disso, o terceiro cap�tulo do jogo foi lan�ado juntamente com o t�tulo "Wolf 3: New Edition". A popularidade do jogo atraiu a aten��o de v�rias empresas, que fizeram diversas apresenta��es, ...
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L�, ele garantiu ao atacante da equipe Jo�o Pessoa, Marcelinho e outros atletas o passe e a bola ficou vazia. O time foi derrotado pelo S�o Paulo nas quartas-de-final, por 3 a 0, na Arena do Jacar�, est�dio da cidade do Rio de Janeiro.
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